JORNAL FOLHA DE SFMG

JORNAL FOLHA DE SFMG
jornalfolhasfmg@globomail.com nosso email. WWW.jornalfolhasfmg.blogspot.com Nossa pagina na Internet UM JORNAL DE VERDADE. Nascido em São Francisco Minas Gerais a 600 Km da Capital Belo Horizonte onde a Noticia sera feita de verdade, acima de qualquer coisa, um Jornal que o POvo de São Francisco Sonhava Filiado A AJMG associação dos Jornalista de Minas Gerais e a FENARJ Federação dos Jornais do Brasil.

IMPRENSA


# Imprensa em São Francisco MG
Quando em 1969, pesquisamos sobre a imprensa local e publicamos no SF " O Jornal de São Francisco" fizemos as seguintes observações: Nos idos de 1916 parece que a situação política por aqui andou muito agitada. Tantos foram os jornais que circularam na cidade que a impressão que se tem é que fundar um jornal naquele tempo era coisa muito fácil. Bastava ser atacado por um adversário político nas páginas de um periódico já existente e lá vinha o recurso! Reuniam-se em alguns companheiros, formavam uma sociedade e lá vinha mais um jornal.

O primeiro a circular por aqui foi "A Luta" de propridade do Dr. Archicionides Gonçalves de Mendonça e dirigido po Fabrício Viana e coma colaboração de Minervino Maynart.

Era um orgão de oposição e tinha a redação na Rua Antero Simões. Tinha por lema o dístico em francês "Dieu etmon Droit" - O direito era garantido por jagunços armados a carabina 44. Era do mesmo ano "A cidade de São Francisco" dos partidários do deputado Honorato Alves. Seu proprietário era Odorico Mesquita e o diretoro professor Sérgio Ferreira. Era impresso em Januária e distribuido aqui, recebendo por isso o nome de Vai e Vem. Desapareceu logo para ressurgir em 1928 em nova fase.

Em outubro de 1916, foi lançado por Elisio Orbilon "O Alfinete", orgão literário, humorístico e noticioso. Apesar de dizer que aparecia nos domingos, o número encontrado era de quinta-feira. O Alfinete interrompeu suas espetadas tendo o redator justificado a sua ausência nos seguinte termos: I - As suas oficinas estavam em estado de sitio decretado pelo "A Luta". II - Era preciso que ele fosse "arara" para entra numa redação transformada em praça de guerra. III - Estavam suspensas as garantias constitucionais e instituídas a censura à imprensa. IIII - "O Alfinete" não queria encrenca com o homem do chapéu de couro.

Em novembro de 1916, "O Bacamarte" a cada 10 dias
Em 1918, surgiram "O Imparcial" e "A Revolta" sendo estes de propriedade da Linha de desvio. "O Sorriso" dedicado ao belo sexo e tinha como diretor Ojácio de Castro. Este parece que não confiava muito na sua durabilidade, pois, só aceitava assinaturas para 6 meses. Não terminou 1918 sem surgir mais um com nome de "O Parafuso" de propriedade de uma sociedade anônima.

Em 1921, Odorico Mesquita lançou "A Liga" do qual era diretor, tendo como redatores Minervino Maynart e Diocleciano Gonzaga Lima - Era mensal e a correspondência podia ser enviada para o senhor K Peta, na Rua da Miséria, 105.

O Padre Amaro Falcão fez ressurgir em 1929 o "Cidade de São Francisco" que tinha como diretor Orlando L. de Carvalho e como técnico Sisínio Pinto Lima. Era considerado um orgão oficial e parou de circular no mesmo ano.
A união operária iniciou em 1933 a publicação do seu orgão oficial "O Operário" sob a direção de Minervino Maynart.

Ainda em 1933, surgiu "A Tesoura" com artigo de Joviniano Figueiredo.
Depois de um longo intervalo só em 1951 veio a surgir "O São Francisco" porta voz da Associação Rural de São Francisco fundada por Petrônio Braz, tendo como redator o Dr. Geraldo Ribas. Este não fugiu à regra durando pouco tempo.

Em 1952, era impresso em Belo Horizonte o jornal de oposição "A Tribuna Popular" criada pelos jovens estudantes udenistas Newton Ferreira, Clício Figueiredo e Dário Gomes da Mata. Circulou de Junho a Outubro.
Em 1960, funcionava em São Francisco a Associação dos Amigos de São Francisco, orgão que marcou época e fez história nos campos da educação, cultura, esporte, lazer e serviços sociais.

Com uma missão tão abrangente ela não podia deixar de ter o seu porta voz. Foi assim que em 1960 um grupo de jovens idealistas lançou o jornal da identidade.

Organizada a diretoria iniciou-se a campanha para a escolha do nome: várias foram as sugestões e entre elas Renascimento, Alvorada e finalmente o mais representativo "SF O Jornal de São Francisco". Era mensal e tinha como diretor o advogado João Cunha Ortiga e como redator o Dr. Pedro Mameluque Mota. A sua existência coincidiu e ele teve a oportunidade de dar grandes notícias. Atravessou épocas difíceis com a desativação da AASF, mas sobreviveu até que foi sepultado pelas incompreensões.

"O Jornal da Verdade" dirigido por Antônio Cláudio Vieira em 1982.
O Dr. Petrônio Braz, mais uma vez tentou soerguer a nossa imprensa lançando em 1º de maio de 1983 o "Tribuna do Vale", periódico que representava toda a região mas que teve o mesmo destino dos seus antecessores.

                                                              Em 1997, João Naves de Melo com a sua incansável persistência na luta pela cultura local, lança o semanário "Nosso Tempo" que circulou durante poucos anos.

Hoje 2009 - São Francisco Ja pode Contar com O Jornal Folha de São Francisco e de Radios que trabalham em prol do POvo São Franciscano com a Band FM.