JORNAL FOLHA DE SFMG

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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PREFEITURA CAPACITA FUNCIONARIOS DO SETOR DE LICITAÇÃO E DE COMPRAS


A pedido do Prefeito Luiz Rocha estiveram em São Francisco as consultoras do Sebrae Edna e Fabiana, para ministrarem curso sobre Licitações – Implicações da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. O curso foi destinado a capacitar os funcionários da prefeitura do setor de compras e licitação.
Há mais de um ano o prefeito vem dando uma atenção especial para implantar a Lei Geral em nosso município. Por inúmeras vezes tentou com o seu sucessor sancionar a Lei, a qual ele acredita que irá fortalecer a economia da nossa cidade.
Com o apoio do Sebrae, e dos funcionários da Prefeitura que estão diretamente ligados ao Setor de Compras da Prefeitura, está sendo estudada a implantação do novo sistema de compras do nosso município através desta Lei. No momento a capacitação está sendo interna e no periodo de 21 a 24 de Fevereiro, haverá um curso com os diversos setores que envolvem a economia local.
 “A Lei Geral permite que todas as compras que tivermos que fazer, sejam realizadas no município. Com isto iremos aumentar a circulação do dinheiro em nosso comércio. Dentro das responsabilidades da Prefeitura, vou assumir e honrar as datas do compromisso dos pagamentos, propiciando uma liquidez, para tranquilidade dos comerciantes. Com isto, acredito que o nosso município terá novos empreendimentos e iremos inclusive trazer novas empresas para nossa cidade” acrescentou o prefeito.
Os funcionários da Prefeitura tiveram oportunidade de conviver com outros prefeitos que administraram o municipio, sendo possível notar que os mesmos não tiveram interesse em adotar um fortalecimento da economia local como o que está sendo implantado pelo atual Prefeito. As compras eram feitas em empresas de outros centros, e o dinheiro da região acabava mudando de rumo, favorecendo outras cidades em detrimento do nosso município.
O Coordenador do departamento de compras da prefeitura, Sílvio Jorge Guedes esteve presente no curso e disse que, “achei muito interessante, esclarecedor, pudemos compreender a Lei Geral para que possamos implantá-la nos respectivos setores, bem como esclarecer dúvidas freqüentes do serviço público referente as compras. Isso vai ajudar muito a cidade pois irá potencializar as micro e pequenas empresas da região gerando emprego, melhorando a economia, uma vez que o capital permanecerá no município, criando perspectivas futuras aos empreendedores individuais, que formalizarão a sua situação”.  
Esta é mais uma ação entre muitas outras que o Prefeito Luiz Rocha tem em mente para desenvolver o município. “A valorização do funcionário efetivo é um dos pontos que considero como fundamental e tenho como um dos meus objetivos. Pois para reestruturar, ou melhor, para mudar verdadeiramente São Francisco, será necessário um quadro de servidores competentes, interessados em um futuro melhor, onde todos os escândalos em que a cidade foi manchete transformem a cidade em uma administração pública exemplar, onde a eficiência esteja em primeiro lugar“ completou o prefeito.
O Prefeito Luiz Rocha, pretende investir em mais cursos para capacitar os funcionários, pois sabe da importância do desempenho de todos para acontecer a tão sonhada transformação.
Sabrina de Mendonça, Coordenadora de Licitações e Compras achou que o conteúdo ministrado foi muito abrangente, que a consultora esclareceu todas as dúvidas. “A cidade e a economia vão crescer e isso trará contentamento a população e oportunidades para o comércio”.

Finalizando o prefeito destacou, “espero que este Curso do SEBRAE, além de aumentar o conhecimento de cada um, venha proporcionar um bom atendimento, informações, esclarecimentos, junto a aqueles pequenos empresários, que irão procurá-los para regularizarem suas funções. Daqui uns anos quando todos olharem para o passado, verão o quanto foi grandiosa a participação de todos que estão inseridos nesse processo de mudança”.

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