JORNAL FOLHA DE SFMG

JORNAL FOLHA DE SFMG
jornalfolhasfmg@globomail.com nosso email. WWW.jornalfolhasfmg.blogspot.com Nossa pagina na Internet UM JORNAL DE VERDADE. Nascido em São Francisco Minas Gerais a 600 Km da Capital Belo Horizonte onde a Noticia sera feita de verdade, acima de qualquer coisa, um Jornal que o POvo de São Francisco Sonhava Filiado A AJMG associação dos Jornalista de Minas Gerais e a FENARJ Federação dos Jornais do Brasil.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO APROVAM TRABALHO DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO


 pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro -       UFRJ, Dra. Julia Adão Bernardes, Profa. Dep Geografia/UFRJ e o Prof. Brandão que estiveram em São                     Francisco com propósito de estudarem novas possibilidades de desenvolvimento econômico no que se refere à agricultura de subsistência “familiar”, ou seja, em que seria mais viável investir em São Francisco.
Depois de alguns dias de estudo chegaram a conclusão de que a economia da cidade é voltada para o agronegócio, havendo um grande potencial no que se refere ao cultivo de oleaginosas, para o biodiesel.
Hoje o cultivo das oleaginosas para a usina de biodiesel da Petrobras, em Montes Claros, é praticado por pequenos produtores de 74 municípios mineiros, localizados no Norte, parte do Vale do Jequitinhonha, Centro-Oeste e Sul, e São Francisco, que trabalham com um Projeto Piloto envolvendo 15 municípios, que estão sendo atendidos pela COOPASF - Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores Rurais.
O projeto da COOPASF prevê o atendimento no Pólo de São Francisco de 2.000 produtores, em uma área de 4.000 hectares e produção de 8.000 toneladas de grãos. Ou seja, São Francisco já investe em plantação de oleaginosas, e vem desenvolvendo um trabalho para tornar-se referência a nível nacional na plantação de mamona.
Os pesquisadores elogiaram o Prefeito Luiz Rocha pelo apoio á COOPASF, que se deu mesmo antes dele ser prefeito “este modelo de trabalho com a agricultura familiar adotado em São Francisco, deve seguir de exemplo para outras áreas. A contribuição do poder público é importante para que possa ser desenvolvida uma ação integrada entre a cooperativa, os produtores e o poder público municipal”, ressaltou o Professor Brandão.
 “O trabalho que a COOPASF vem desenvolvendo junto à agricultura familiar, nucleando e setorizando as áreas permitira que ela tenha uma logística melhor e mais eficiente. Estivemos em campo, documentamos e ficamos admirados com o resultado que presenciamos. Inclusive estaremos registrando estas informações em um livro que estamos editando, narrando as experiências que estão sendo desenvolvidas em São Francisco. A contribuição do Prefeito Luiz Rocha, em ajudar a implantação de projetos como este no município, muito poderá contribuir para solidificar a agricultura familiar”, comentou a Dra. Julia Adão.
Dentro das metas a curto prazo estipuladas pelo Prefeito de São Francisco, está a priorização da Agricultura como um dos pontos principais para o desenvolvimento local. Para ele “temos que investir em nossas potencialidades, sobretudo aquelas que temos uma vocação, como a cultura das oleaginosas. Temos que criar em nosso município novas fórmulas de produção, pois assim teremos novos investimentos, e melhoraremos a geração de renda da população”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário